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Telegramas revelam interesse dos EUA no pré-sal

Telegramas confidenciais do Consulado dos EUA   no Rio de Janeiro,  vazados pelo Wikileaks , revelam como os Estados Unidos acompanharam as tentativas de barrar o Marco do Pré-sal em 2009. As mensagens documentam o lobby de associações de petrolíferas e empresas americanas contra a legislação que definiu o sistema de partilha e deu à Petrobras preferência na exploração dos poços. A princial fonte dos telegramas, Patrícia Pradal, lobista da Chevron, fala da estratégia para barrar a aprovação do marco do pré-sal no senado.  Segundo os documentos, a “indústria” estaria “resignada” com a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados, e procuraria se concentrar no Senado. Pradal teria dito ao consulado que o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) procuraria “alistar novos parceiros para concentrar esforços”, como a OGX, a Fiesp, a CNI e várois Câmaras de Comércio, para conseguir emendas no Marco do Pré-sal que diminuíssem a participação da Petrobras e os termos da Pe...

Liberada a correção da redação do Enem 2012

Conforme previa o Edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) referente ao ano de 2012, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) liberou nesta quarta-feira (06), o acesso ao espelho da correção da redação para todos os candidatos que prestaram o exame no ano passado. Para visualizar a correção de sua redação o candidato deverá seguir o passo a passo abaixo. 1- Acessar a página do Inep ( http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ ); 2- Entrar no sistema preenchendo os campos em branco com número de CPF ou inscrição, além da senha cadastrada no Enem 2012; 3- Caso tenha esquecido sua senha, o estudante pode recuperá-la clicando no link “Recuperar senha”. Importante esclarecer que tais correções terão apenas finalidade pedagógica, isto é, não serão passíveis de recurso ou ação judicial. Apesar desta nova ferramenta disponibilizada pelo Inep, além de todas as  alterações promovidas nos critérios de correção das redações , o tema ainda gera ...

Conhecendo o Prouni

 Conhecendo o Prouni 1.1 - O que é o Programa Universidade para Todos (Prouni)? É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. 1.2 - Como funciona o Prouni? O processo seletivo do Prouni possui uma única etapa de inscrição. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, acessando esta página. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem de 2012. No momento da inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo poderá optar por concorrer às bolsas destinadas às políticas de ações afirmativas. Durant...
Questão 114 do Enem de 2011 (caderno amarelo) PICASSO, P. Guernica. Óleo sobre tela. 349 x 777 cm. Museu Reina Sofia, Espanha, 1937. Disponível em: http://www.fddreis.files.wordpress.com. Acesso em: 26 jul. 2010. O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo A) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador. B) horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano. C) uso da...

Ciências Humanas e suas Tecnologias

• Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade o Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. o A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América. o História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira. o História dos povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira. o Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social. • Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado o Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa. o Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna. o Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial. o As lutas pela conquista da independência polí...

Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Competência de área 1 -  Compreender os elementos culturais que constituem as identidades H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura. H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades. Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações. H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos popul...

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de interve...
Bem meus alunos! O tema do ENEM surpreendeu pela originalidade. Isto provavelmente se deve pela obseção de nós professores   e alunos adivinharem quais os possíveis temas. E provavelmente pela denuncia do ENEM de 2011, onde se suspeitou de fraude. Já que existe uma lógica na elaboração dos temas e questões todos podem montar o que acreditam ser o mais próximo de uma prova do ENEM. Talvez esta seja uma coisa corriqueira dentro deste processo, a imprevisibilidade. Temos que prestar   muita atenção agora no que é provável mas também no que é improvável.