Pular para o conteúdo principal

Liberada a correção da redação do Enem 2012


Conforme previa o Edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) referente ao ano de 2012, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) liberou nesta quarta-feira (06), o acesso ao espelho da correção da redação para todos os candidatos que prestaram o exame no ano passado.
Para visualizar a correção de sua redação o candidato deverá seguir o passo a passo abaixo.
1- Acessar a página do Inep (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/);
2- Entrar no sistema preenchendo os campos em branco com número de CPF ou inscrição, além da senha cadastrada no Enem 2012;
3- Caso tenha esquecido sua senha, o estudante pode recuperá-la clicando no link “Recuperar senha”.
Importante esclarecer que tais correções terão apenas finalidade pedagógica, isto é, não serão passíveis de recurso ou ação judicial.
Apesar desta nova ferramenta disponibilizada pelo Inep, além de todas as alterações promovidas nos critérios de correção das redações, o tema ainda gera muita polêmica e insatisfação por parte dos estudantes.
No início do ano, especialmente antes da abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que preenche vagas em universidades públicas através das notas do Enem, candidatos de vários estados recorreram à Justiça para conseguir acesso à correção.
Apesar do esforço dos alunos, os tribunais regionais federais das diferentes regiões suspenderam as liminares que determinavam a vista antecipada dos espelhos de correção, fazendo valer o termo de ajustamento de conduta (TAC), acordo firmado entre o Ministério da Educação e o Ministério Público Federal.
Nossa equipe vem realizando testes desde o inicio do dia para observar o espelho da correção de nossas redações. Nas primeiras tentativas, após entrar com os dados, aparecia a seguinte mensagem: “Erro inesperado, por favor tente novamente mais tarde.”
Neste momento (aproximadamente 13h e 45 min) a situação já parece estar normalizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa mental das características do Antigo Regime.

O Movimento Black Lives Matter: Uma Análise Acadêmica [Por Hallan de Oliveira]

O movimento Black Lives Matter (BLM), traduzido para o português como "Vidas Negras Importam", é uma iniciativa global que surgiu como resposta à violência sistêmica e ao racismo estrutural enfrentados pela população negra, especialmente nos Estados Unidos. Fundado em 2013, o movimento ganhou projeção internacional após uma série de protestos contra a brutalidade policial e a injustiça racial, tornando-se um dos mais significativos movimentos sociais do século XXI. Contexto Histórico e Origem O BLM foi criado por três ativistas: Alicia Garza , Patrisse Cullors e Opal Tometi, em reação à absolvição de George Zimmerman, acusado de assassinar o adolescente Trayvon Martin em 2012. A hashtag #BlackLivesMatter foi utilizada pela primeira vez nas redes sociais como forma de denunciar a violência racial e mobilizar a sociedade civil. Conforme destacado por Taylor (2016), o movimento surgiu em um contexto de crescente visibilidade de casos de violência policial contr...

SIGNIFICADO DE ÁFRICA.

            A palavra ÁFRICA possui até o presente momento uma origem difícil de elucidar. Foi imposta a partir dos romanos sob a forma AFRICA, que sucedeu ao termo de origem grega ou egípcia Lybia, país dos Lebu ou Lubin do Gênesis. Após ter designado o litoral norte ‑ africano, a palavra África passou a aplicar ‑ se ao conjunto do continente, desde o fim do século I antes da Era Cristã. Mas qual é a origem primeira do nome? Começando pelas mais plausíveis, pode ‑ se dar as seguintes versões: • A palavra África teria vindo do nome de um povo (berbere) situado ao sul de Cartago: os Afrig . De onde Afriga ou Africa para designar a região dos Afrig. • Uma outra etimologia da palavra África é retirada de dois termos fenícios, um dos quais significa espiga, símbolo da fertilidade dessa região, e o outro, Pharikia , região das frutas. • A palavra África seria derivada do latim aprica (ensolarado) ou do grego aprike (isento de frio)....