quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


Questão 114 do Enem de 2011 (caderno amarelo)
Apostila Enem 2013: Questão exemplo de português
PICASSO, P. Guernica. Óleo sobre tela. 349 x 777 cm. Museu Reina Sofia, Espanha, 1937. Disponível em: http://www.fddreis.files.wordpress.com. Acesso em: 26 jul. 2010.
O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo
A) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
B) horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.
C) uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.
D) esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.
E) uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.

Resposta correta: Alternativa A
Comentário (por Margarida Moraes):
O Cubismo define-se como “estilo artístico e movimento iniciado na primeira década do século XX, em Paris, com base em obras de Georges Braque (1882-1963), Pablo Picasso (1881-1973) e outros, tendo por princípio mais importante a substituição das representações do espaço tridimensional (e, portanto, da perspectiva) pela apreensão simultânea das diversas formas (decompostas e geometrizadas) que se observam dos muitos ângulos de contemplação dos motivos de uma obra”. (Houaiss Eletrônico – grifo nosso).
Na obra, de estética cubista (portanto distante da perspectiva clássica), Picasso apresenta, num painel ideográfico (que representa ideias por meio de imagens) e monocromático, todo o horror da guerra, de forma frontal, com diversos ângulos (“enfoca várias dimensões do evento”) mostrados simultaneamente. Não há ‘forma fotográfica’, minimização da dor nem ausência de expressão, como sugerem as demais alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário