A Revolução Chinesa, meu amigo, foi tipo uma novela daquelas que não acaba nunca! Durou décadas e teve mais gente envolvida que Carnaval na Sapucaí! Tinha de tudo: gente importante, gente simples, ideais fervilhando... Era um rebuliço só! Pra entender essa bagunça toda, vamos por partes, que nem bolo:
-
A Dinastia Manchu já tava mais pra lá do que pra cá, tipo um carro velho caindo aos pedaços. E pra piorar, os estrangeiros metiam o bedelho onde não eram chamados! Os europeus, espertinhos, se aproveitavam da situação pra explorar a China e encher os próprios bolsos. Imagina só a China, um país gigante, sendo tratado como quintal dos outros! E o povo? Ah, o povo tava na pindaíba! Era revolta pra todo lado, mas os poderosos, com a ajuda dos gringos, davam um jeito de abafar o coro.
-
Aí, em 1911, BUM! A Dinastia Manchu foi pro beleléu! E quem assumiu o comando foi o Sun Yat-Sen, um cara cheio de ideias novas. Parecia que as coisas iam melhorar, né? Que nada! A China virou um barril de pólvora! Guerra civil pra todo lado! Durou, veja só, QUATRO DÉCADAS!
-
Nessa briga de foice no escuro, vários grupos queriam o poder. Tinha uns chefões militares que mandavam em algumas regiões, os tais "senhores da guerra". Depois, entraram na disputa o Kuomintang, que era tipo o partido da galera mais tradicional, e os comunistas, que queriam mudar tudo de cabo a rabo. E sabe o que é pior? Os estrangeiros continuavam botando lenha na fogueira, se metendo na briga dos outros! Era cada um por si e Deus por todos!
-
E nesse meio tempo, as ideias do tal Marx começaram a pipocar na China. Era um tal de "burguesia", "proletariado"... A galera tava lendo Marx e pensando: "Eita, esse cara tá falando da gente!". A Revolução Russa de 1917 também deu um empurrãozinho pra essa mudança de pensamento. Afinal, se os russos conseguiram, por que os chineses não conseguiriam? Aí, em 1966, começou a Revolução Cultural. Era a China tentando se reinventar, sacudir a poeira e botar em prática os ideais comunistas.
-
E quem tava no meio dessa confusão toda? Mao Tsé-Tung! Um líder comunista que falava a língua do povo, principalmente da galera do campo. Ele sabia como ninguém acender a faísca da revolução! Mao liderou a galera e, em 1949, os comunistas venceram a guerra! A China finalmente tinha um novo rumo!
-
Mas essa vitória não foi moleza, não! Os comunistas fizeram mudanças drásticas! A burguesia, a galera rica que tava acostumada a mandar, perdeu tudo! A China virou um país socialista, com tudo sendo controlado pelo governo. Foi uma virada e tanto! Imagina só: um país gigante, com um povo sofrido, conseguindo se livrar do domínio estrangeiro e mudar tudo! Foi um exemplo pra outros países que também lutavam pra se libertar!
A Revolução Chinesa foi um turbilhão de acontecimentos! Teve guerra, teve mudança de ideias, teve gente que se deu bem, teve gente que se deu mal... É uma história cheia de detalhes e reviravoltas! Mas uma coisa é certa: ela mudou a China pra sempre e deixou marcas profundas no mundo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário