Pular para o conteúdo principal

Como estudar História para o Enem 2013


Nesta quarta-feira, dia 13, damos continuidade a nossa série de artigos que tráz dicas e características de cada matéria dentro do Exame Nacional do Ensino Médio.
E o destaque de hoje vai para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Vamos falar da  disciplina de História.
Inicialmente vale ressaltar algumas características da forma que tal disciplina se apresenta no Enem:
- Textos longos e bastante rebuscados;


- Muitos relacionam temas atuais com acontecimentos antigos, relativos ao mesmo assunto;
- Questões que exigem boa interpretação e leitura;
- Além de tudo, disfarçadamente, o exame exige dos candidatos amplo conhecimento do conteúdo do Ensino Médio.

Com tantas características simultâneas, é claro que os candidatos necessitam de várias estratégias para se prepararem, de fato, para a prova. Segue nossas dicas:
1- Muita Leitura!
Quem não tem o hábito de ler textos mais complexos e carregados, certamente não conseguirá manter o foco durante o exame.
2- Quando notar que o texto de determinada questão é extenso, leia primeiro a pergunta.
Esse procedimento ajudará o candidato para que não necessite ler novamente toda a questão, pois, como sabe o que será perguntado, ao ler o texto, a resposta acaba “saltando” aos olhos.
3- Quando aparecerem textos antigos, leia atentamente a data de publicação do mesmo.
Esse procedimento pode “salvar” várias questões, pois possibilita o candidato relacionar a data com o contexto histórico.
4-Estudar!
Não tem escapatória. Conteúdo é conteúdo.

Referente à última dica (Estudar!), vale destacar os assuntos que mais foram alvos nas questões de história do Enem desde de 1998;
1º — Brasil República
2º — Era Vargas
3º — Segunda Guerra Mundial e Brasil Colônia
4º — Militarismo no Brasil,  Escravidão e  Idade Média
5º — Guerra Fria, Revolução Industrial e Liberalismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa mental das características do Antigo Regime.

O Movimento Black Lives Matter: Uma Análise Acadêmica [Por Hallan de Oliveira]

O movimento Black Lives Matter (BLM), traduzido para o português como "Vidas Negras Importam", é uma iniciativa global que surgiu como resposta à violência sistêmica e ao racismo estrutural enfrentados pela população negra, especialmente nos Estados Unidos. Fundado em 2013, o movimento ganhou projeção internacional após uma série de protestos contra a brutalidade policial e a injustiça racial, tornando-se um dos mais significativos movimentos sociais do século XXI. Contexto Histórico e Origem O BLM foi criado por três ativistas: Alicia Garza , Patrisse Cullors e Opal Tometi, em reação à absolvição de George Zimmerman, acusado de assassinar o adolescente Trayvon Martin em 2012. A hashtag #BlackLivesMatter foi utilizada pela primeira vez nas redes sociais como forma de denunciar a violência racial e mobilizar a sociedade civil. Conforme destacado por Taylor (2016), o movimento surgiu em um contexto de crescente visibilidade de casos de violência policial contr...

SIGNIFICADO DE ÁFRICA.

            A palavra ÁFRICA possui até o presente momento uma origem difícil de elucidar. Foi imposta a partir dos romanos sob a forma AFRICA, que sucedeu ao termo de origem grega ou egípcia Lybia, país dos Lebu ou Lubin do Gênesis. Após ter designado o litoral norte ‑ africano, a palavra África passou a aplicar ‑ se ao conjunto do continente, desde o fim do século I antes da Era Cristã. Mas qual é a origem primeira do nome? Começando pelas mais plausíveis, pode ‑ se dar as seguintes versões: • A palavra África teria vindo do nome de um povo (berbere) situado ao sul de Cartago: os Afrig . De onde Afriga ou Africa para designar a região dos Afrig. • Uma outra etimologia da palavra África é retirada de dois termos fenícios, um dos quais significa espiga, símbolo da fertilidade dessa região, e o outro, Pharikia , região das frutas. • A palavra África seria derivada do latim aprica (ensolarado) ou do grego aprike (isento de frio)....