quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Portal da campanha “Quem são os Proprietários do Brasil?”

http://catarse.me/pt/portalproprietariosdobrasil#about

Ranking Proprietários do Brasil

http://www.proprietariosdobrasil.org.br/index.php/pt-br/ranking?f=mostra_rede&id_empresa=108&incorporado=1&aba=grafico

Telegramas revelam interesse dos EUA no pré-sal


Telegramas confidenciais do Consulado dos EUA  no Rio de Janeiro, vazados pelo Wikileaks, revelam como os Estados Unidos acompanharam as tentativas de barrar o Marco do Pré-sal em 2009. As mensagens documentam o lobby de associações de petrolíferas e empresas americanas contra a legislação que definiu o sistema de partilha e deu à Petrobras preferência na exploração dos poços.
A princial fonte dos telegramas, Patrícia Pradal, lobista da Chevron, fala da estratégia parabarrar a aprovação do marco do pré-sal no senado. Segundo os documentos, a “indústria” estaria “resignada” com a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados, e procuraria se concentrar no Senado.
Pradal teria dito ao consulado que o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) procuraria “alistar novos parceiros para concentrar esforços”, como a OGX, a Fiesp, a CNI e várois Câmaras de Comércio, para conseguir emendas no Marco do Pré-sal que diminuíssem a participação da Petrobras e os termos da Petrosal.
Os telegramas também mostram a precupação econômica dos EUA sobre a legislação: “A Petrobras teria mais controle sobre a compra de equipamentos, pessoal, e seleção de tecnologia, o o que, portanto, poderia afetar negativamente o suprimento de serviços e equipamentos americanos ao Brasil.”
Envolvimento partidário
Outro destaque dos telegramas é um trecho que revela que a Chevron esteve em contato com o PSDB e com José Serra (PSDB-SP), na época pré-candidato à presidência da república. Mas os lobistas teriam reclamado que o partido não mostrara interesse no debate do Marco.
Segundo as mensagens, Serra se opunha à nova legislação mas não com “um senso de urgência” no assunto: “Deixe [o PT] fazer o que quiser. Não vão haver leilões, e então nós vamos mostrar para todo mundo que o modelo antigo funcionava… E vamos mudar de volta”, teria sido a declaração de Serra para representantes da indústria petrolífera.
As dificuldades em barrar a nova legislação levaram Pradal a dizer algumas palavras de admiração à estratégia do governo: “Eles são os profissionais, nós somos os amadores.” Referia-se ao ex-secretário de Relações Exteriores Marco Aurélio Garcia e o assessor de imprensa Franklin Martins como “os principais orquestradores da estratégia do governo”. Os telegramas também destacam que o partido teria recebido direções suas para não se opor totalmente ao projeto.
Enquanto isso, as embaixadas americanas mostram preocupação com o fato de o debate ser “altamente nacionalista”. Apesar de representantes da indústria reclamarem que as decisões dos parlamentares se pautam “na política ao invés da lógica”, o Consulado do  Rio, em comentário, adverte que as empresas “vão precisar agir com cautela”, para não “galvanizar o sentimento nacionalista em torno do tema e atrapalhar sua causa”.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelas multinacionais, representantes da Chevron e da Exxon Mobile teriam afirmado que iriam continuar no Brasil mesmo com uma legislação que prejudicasse seus interesses. “O mercado brasileiro continua atrativo”, teria dito Carla Lacerda, presidente da Exxon, acrescentando: “As regras podem sempre mudar no futuro”.
Retirado do site: http://www.observatoriodopresal.com.br/?p=3991

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Liberada a correção da redação do Enem 2012


Conforme previa o Edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) referente ao ano de 2012, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) liberou nesta quarta-feira (06), o acesso ao espelho da correção da redação para todos os candidatos que prestaram o exame no ano passado.
Para visualizar a correção de sua redação o candidato deverá seguir o passo a passo abaixo.
1- Acessar a página do Inep (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/);
2- Entrar no sistema preenchendo os campos em branco com número de CPF ou inscrição, além da senha cadastrada no Enem 2012;
3- Caso tenha esquecido sua senha, o estudante pode recuperá-la clicando no link “Recuperar senha”.
Importante esclarecer que tais correções terão apenas finalidade pedagógica, isto é, não serão passíveis de recurso ou ação judicial.
Apesar desta nova ferramenta disponibilizada pelo Inep, além de todas as alterações promovidas nos critérios de correção das redações, o tema ainda gera muita polêmica e insatisfação por parte dos estudantes.
No início do ano, especialmente antes da abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que preenche vagas em universidades públicas através das notas do Enem, candidatos de vários estados recorreram à Justiça para conseguir acesso à correção.
Apesar do esforço dos alunos, os tribunais regionais federais das diferentes regiões suspenderam as liminares que determinavam a vista antecipada dos espelhos de correção, fazendo valer o termo de ajustamento de conduta (TAC), acordo firmado entre o Ministério da Educação e o Ministério Público Federal.
Nossa equipe vem realizando testes desde o inicio do dia para observar o espelho da correção de nossas redações. Nas primeiras tentativas, após entrar com os dados, aparecia a seguinte mensagem: “Erro inesperado, por favor tente novamente mais tarde.”
Neste momento (aproximadamente 13h e 45 min) a situação já parece estar normalizada.