Pular para o conteúdo principal

Dicas para quem quer começar um blog

Dicas para quem quer começar um blog

Quais são os primeiros passos para começar a escrever na web?

            A necessidade de se expressar é inerente ao homem. E de se comunicar também. Muitos de nós que hoje usam a internet cresceram na geracão em que se expressar significava escrever um diário, e comunicar essas expressões só era possível por meio do envio de longas cartas (escritas à mão) ou bilhetes para os amigos mais próximos.
Hoje é possível fazer ambos por meio de um blog. Se você nunca tentou ter um, talvez seja uma boa hora para começar. Diferente das redes sociais, o blog é um espaço somente seu, e quem passa por ele não necessariamente foi convidado, mas seguramente tem afinidade com o tema apresentado.
Há diversas plataformas - e grátis - com as quais você pode começar seu texto. Abaixo, sete dicas que podem servir de guia caso esteja pensando em, finalmente, abrir um blog para chamar de seu.
1. Escolha uma plataforma: se for o primeiro blog, e não tiver fins profissionais que podem demandar mais estrutura de servidor, aproveite as plataformas gratuitas disponíveis no mercado. Aqui vão três:
- Tumblr.com: mais visual, une o conceito de redes sociais (é possível seguir outros perfis) e da produção personalizada de conteúdo. Oferece suporte para publicação de foto, vídeo, audio e trechos de textos. Os templates prontos para personalização do seu blog também são super legais.
- Wordpress.com: considerada a melhor plataforma para blogs, oferece diversas possibilidades, da personalização do seu template a organização de textos passados e "widgets", como link com Twitter e outras plataformas. O Wordpress.org é um serviço pago do blog, bastante usado por diversos sites, alguns que você nem imagina.
- Blogger: bastante popular, é um forte concorrente do Wordpress. "Heavy users" (usuários de alta frequência) dizem que esta plataforma é mais fácil de usar e possui mais ferramentas. Pode ser igualmente personalizado. Então a escolha, no fim das contas, pode ser apenas uma questão de gosto.
2. Escolha do nome: seu blog pode até ter um nome longo ou divertido, como "Onde Judas perdeu as botas". Mas, para a sua URL (o endereço que sera digitado no navegador para que seu blog seja acessado), melhor escolher um nome curto e de fácil grafia, assim seu blog sera mais facilmente encontrado.
3. Imagens: o cuidado visual com seu blog também é importante e pode ser um atrativo. Escolha imagens que estejam relacionadas ao tema que você quer escrever, mas tome cuidado com as questões de direitos autorais na rede. Sempre coloque a fonte da sua imagem ou procure por fotos que possuem esses direitos liberados.
4. Público-alvo: mesmo que seja um blog para sua diversão, de uma brincadeira pode sair um projeto pessoal bacana. Pense no público que você gostaria que lesse o seu blog. Não se trata de uma questão de agradar, mas de atrair leitores.
5. Linha editorial: humor, cultura, política, esporte, notícas, reflexões, ficção (científica ou literária) e até fofoca de celebridades. Defina temas que são do seu interesse e comece a escrever sobre eles, e vá aos poucos desenvolvendo a sua linha editorial.

6. Direitos autorais e fontes: assim como no caso das imagens, muitos textos, músicas e videos também estão protegidos por direitos autorais. Para evitar dor de cabeça, cite sempre a fonte onde encontrou o conteúdo, seja por meio de links externos ou escrevendo no próprio texto.

7. Palavras-chave: faça uma pesquisa em qualquer buscador sobre as palavras-chave mais utilizadas durante a busca de um determinado tema, como, por exemplo, o que você escreve. Lembre-se de acrescentá-las ao seu texto e aumentar a chance do seu texto ser encontrado nestes buscadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa mental das características do Antigo Regime.

O Movimento Black Lives Matter: Uma Análise Acadêmica [Por Hallan de Oliveira]

O movimento Black Lives Matter (BLM), traduzido para o português como "Vidas Negras Importam", é uma iniciativa global que surgiu como resposta à violência sistêmica e ao racismo estrutural enfrentados pela população negra, especialmente nos Estados Unidos. Fundado em 2013, o movimento ganhou projeção internacional após uma série de protestos contra a brutalidade policial e a injustiça racial, tornando-se um dos mais significativos movimentos sociais do século XXI. Contexto Histórico e Origem O BLM foi criado por três ativistas: Alicia Garza , Patrisse Cullors e Opal Tometi, em reação à absolvição de George Zimmerman, acusado de assassinar o adolescente Trayvon Martin em 2012. A hashtag #BlackLivesMatter foi utilizada pela primeira vez nas redes sociais como forma de denunciar a violência racial e mobilizar a sociedade civil. Conforme destacado por Taylor (2016), o movimento surgiu em um contexto de crescente visibilidade de casos de violência policial contr...

A Ascensão de Líderes Populistas: O Caso de Donald Trump nos Estados Unidos [Por Hallan de Oliveira]

  A ascensão de líderes populistas, como Donald Trump , nos Estados Unidos, é um fenômeno político que pode ser analisado a partir de um conjunto de fatores históricos, sociais e econômicos. Trump, que assumiu a presidência em 2017, representou uma ruptura com as tradições políticas estabelecidas, mobilizando um discurso populista que ressoou com amplos setores da sociedade norte-americana. Este texto busca explorar as principais razões que contribuíram para sua eleição, utilizando uma abordagem acadêmica e objetiva. Contexto Histórico e Econômico A eleição de Donald Trump ocorreu em um momento de profunda insatisfação popular com o establishment político. Após a crise financeira de 2008, muitos cidadãos norte-americanos sentiram-se excluídos dos benefícios da recuperação econômica. Conforme destacado por Stiglitz (2012), a desigualdade econômica nos Estados Unidos atingiu níveis históricos, com a concentração de renda nas mãos de uma pequena elite. Esse cenário crio...