Pular para o conteúdo principal

Espécie de réptil associada ao Monstro do Lago Ness dava à luz como baleias e golfinhos

Uma dupla de palentólogos estudou um fóssil de uma fêmea de plesiossauro grávida com 80 milhões de anos. A espécie - um réptil marinho da Era dos Dinossauros - é associada ao Monstro do Lago Ness, na Escócia. A pesquisa foi publicado na revista especializada “Science”.

O material foi encontrado em 1987, no Estado americano do Kansas, mas só foi estudado agora pelos pesquisadores. Até então, o método reprodutivo adotado pelo animal era incerto. Sabia-se, apenas, que os mares da época em que a espécie viveu eram cheios de répteis que não botavam ovos e tinham seus filhotes na água.

Luis Chiappe, do Museu de História Natural de Los Angeles, e Frank O'Keefe, da Universidade Marshall (EUA), determinaram que o bicho estava mais para uma baleia do que para um lagarto na hora de dar à luz.

O exemplar de Polycotylus latippinus teria medido cinco metros quando vivo e estava misturado a ossos menores e mais delicados, posicionados por dentro do esqueleto maior. Segundo os palenontólogos, o bebê era grandalhão. Ele e a mãe morreram antes do fim da gestação, mas o feto teria alcançado entre 35% e 50% do comprimento do animal maior caso tivesse nascido. A proporção não é normal entre répteis, nem mesmo os da Era dos Dinossauros. Mas, tem a ver com bichos como orcas e outros mamíferos de grande porte.

Aposta-se que a vida dos plesiossauros era parecido com o de baleias, golfinhos e “e outros mamíferos marinhos altamente sociais”, bem diferente da reputação de Nessie (o monstro da Escócia).


Fonte: YAHOO! Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa mental das características do Antigo Regime.

O Movimento Black Lives Matter: Uma Análise Acadêmica [Por Hallan de Oliveira]

O movimento Black Lives Matter (BLM), traduzido para o português como "Vidas Negras Importam", é uma iniciativa global que surgiu como resposta à violência sistêmica e ao racismo estrutural enfrentados pela população negra, especialmente nos Estados Unidos. Fundado em 2013, o movimento ganhou projeção internacional após uma série de protestos contra a brutalidade policial e a injustiça racial, tornando-se um dos mais significativos movimentos sociais do século XXI. Contexto Histórico e Origem O BLM foi criado por três ativistas: Alicia Garza , Patrisse Cullors e Opal Tometi, em reação à absolvição de George Zimmerman, acusado de assassinar o adolescente Trayvon Martin em 2012. A hashtag #BlackLivesMatter foi utilizada pela primeira vez nas redes sociais como forma de denunciar a violência racial e mobilizar a sociedade civil. Conforme destacado por Taylor (2016), o movimento surgiu em um contexto de crescente visibilidade de casos de violência policial contr...

SIGNIFICADO DE ÁFRICA.

            A palavra ÁFRICA possui até o presente momento uma origem difícil de elucidar. Foi imposta a partir dos romanos sob a forma AFRICA, que sucedeu ao termo de origem grega ou egípcia Lybia, país dos Lebu ou Lubin do Gênesis. Após ter designado o litoral norte ‑ africano, a palavra África passou a aplicar ‑ se ao conjunto do continente, desde o fim do século I antes da Era Cristã. Mas qual é a origem primeira do nome? Começando pelas mais plausíveis, pode ‑ se dar as seguintes versões: • A palavra África teria vindo do nome de um povo (berbere) situado ao sul de Cartago: os Afrig . De onde Afriga ou Africa para designar a região dos Afrig. • Uma outra etimologia da palavra África é retirada de dois termos fenícios, um dos quais significa espiga, símbolo da fertilidade dessa região, e o outro, Pharikia , região das frutas. • A palavra África seria derivada do latim aprica (ensolarado) ou do grego aprike (isento de frio)....