quarta-feira, 1 de maio de 2013

Como Estudar Redação (InfoEnem)


Primeiramente, atenção nos limites! A redação, obrigatoriamente um texto dissertativo-argumentativo, deve ter no mínimo sete linhas e no máximo trinta.
Agora, vamos dar uma olhada nas competências que são avaliadas:



I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essas são as competências que serão avaliadas dos candidatos. Portanto, é bom tê-las em mente quando estiver elaborando seu texto.
Referente à quinta competência, um dos aspectos importantes a ser destacado é quanto à proposta de solução do problema abordado. Tal intervenção, além de não revelar uma posição ideológica comprometedora, deve ser factível, realizável. Ou seja, prender todos os criminosos NÃO é uma solução para acabar com a violência urbana!

Segue outras dicas que você deve se lembrar na hora da redação:
1 – Cuidado com palavrões, chavões e piadas.
2 – Capriche na caligrafia. Afinal, vale de tudo para tentar agradar os corretores.
3 – Atenção na ortografia e na gramática, pois você pode perder pontos valiosos com esses deslizes.
4 – Embora seu texto tenha os limites de 7 e 30 linhas, tente fazer em torno de 20. Com muito menos fica impossível defender suas ideias e com muito mais seu texto pode ficar cansativo e obrigar o corretor a lê-lo rapidamente, o que claramente não é interessante.
 
E para estudar (treinar)? Como proceder?
Primeiramente, escreva muito! Afinal, não se deixe enganar com a frase “quem lê bastante, escreve bem”. Isso não é necessariamente verdade. Quem lê muito, lê bem. Para escrever bem, tem que escrever muito. Uma redação por semana é o mínimo!
Outra dica interessante é acompanhar nossos artigos semanais escritos pela professora CAMILA DALLA POZZA PEREIRA. Todas as quintas ela fornece informações valiosas sobre como melhorar seu desempenho na produção de textos.
Estamos certos que, seguindo nossas sugestões, sua confiança na hora de produzir sua redação irá aumentar significativamente.
E Antes de indicar alguns espaços com mais dicas sobre produção de texto, aproveitamos para darmos como finalizada nossa série de publicações que destacou características e dicas de cada matéria dentro do Enem, agradecendo a todos os elogios recebidos.
Abaixo, uma lista de sites e blogs sobre redação que vale a pena você conhecer.

domingo, 28 de abril de 2013

Vagas para a Universidade Federal de Goiás

Neste fim de semana a Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe inscrições para a ocupação das vagas remanescentes do Vestibular 2013. Os interessados devem fazer inscrição exclusivamente pela internet (http://www.vestibular.ufg.br/2013/ps_vagas_remanescente/) até este domingo, 28 de abril.
O desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 será utilizado como critério para seleção dos novos estudantes.
Ao todo serão preenchidas 999 vagas, sendo 352 para os cursos ministrados em Goiânia, 381 para Catalão, 264 para Jataí e 2 para os cursos ministrados na Cidade de Goiás.
Vale lembrar que, dentre as vagas oferecidas, 20% são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública.
Clique aqui para ver a relação de cursos e vagas disponíveis
O resultado com os aprovados nesta seleção para vagas remanescentes será disponibilizado na próxima terça-feira, 30 de abril, com registro acadêmico na sexta-feira, 3 de maio. A segunda chamada será no dia 6 de maio, com matrículas no dia 8 seguinte.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Como estudar História para o Enem 2013


Nesta quarta-feira, dia 13, damos continuidade a nossa série de artigos que tráz dicas e características de cada matéria dentro do Exame Nacional do Ensino Médio.
E o destaque de hoje vai para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Vamos falar da  disciplina de História.
Inicialmente vale ressaltar algumas características da forma que tal disciplina se apresenta no Enem:
- Textos longos e bastante rebuscados;


- Muitos relacionam temas atuais com acontecimentos antigos, relativos ao mesmo assunto;
- Questões que exigem boa interpretação e leitura;
- Além de tudo, disfarçadamente, o exame exige dos candidatos amplo conhecimento do conteúdo do Ensino Médio.

Com tantas características simultâneas, é claro que os candidatos necessitam de várias estratégias para se prepararem, de fato, para a prova. Segue nossas dicas:
1- Muita Leitura!
Quem não tem o hábito de ler textos mais complexos e carregados, certamente não conseguirá manter o foco durante o exame.
2- Quando notar que o texto de determinada questão é extenso, leia primeiro a pergunta.
Esse procedimento ajudará o candidato para que não necessite ler novamente toda a questão, pois, como sabe o que será perguntado, ao ler o texto, a resposta acaba “saltando” aos olhos.
3- Quando aparecerem textos antigos, leia atentamente a data de publicação do mesmo.
Esse procedimento pode “salvar” várias questões, pois possibilita o candidato relacionar a data com o contexto histórico.
4-Estudar!
Não tem escapatória. Conteúdo é conteúdo.

Referente à última dica (Estudar!), vale destacar os assuntos que mais foram alvos nas questões de história do Enem desde de 1998;
1º — Brasil República
2º — Era Vargas
3º — Segunda Guerra Mundial e Brasil Colônia
4º — Militarismo no Brasil,  Escravidão e  Idade Média
5º — Guerra Fria, Revolução Industrial e Liberalismo

Questão exemplo (Geografia) da Apostila Enem 2013


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 ainda não têm data definida, porém, como muitos já devem saber, o exame provavelmente será aplicado em outubro ou novembro.
Portanto, temos pelo menos seis meses até a chegada do Enem 2013. Parece muito tempo, mas para aqueles que REALMENTE querem conseguir uma boa nota, a temporada de estudos já começou.
Quem acompanha o infoEnem sabe que semanalmente publicamos artigos com dicas valiosas que auxiliam na preparação para as disciplinas evolvidas nas áreas do exame, inclusive a redação.
A dica de hoje é para que você conheça nossas Apostilas preparatórias para o Enem 2013. Lançado a um mês atrás, nosso material tem como proposta especializar o estudante no modelo de prova trazido pelo Enem.
Para isso nossa equipe de professores, altamente gabaritados, resolveu e comentou as últimas 4 edições do exame (2009 a 2012). Ao todo oferecemos 735 questões! Resolver todas elas e posteriormente estudar as resoluções/comentários presentes em nossas apostilas é, sem sombra de dúvida, uma das melhores estratégias de preparação para o exame.
Sem mais delongas, trazemos hoje um exemplo de questão de Geografia presente em nossas apostilas. Esta, assim como todas as outras questões da disciplina, foram resolvidas por nosso ilustre professor Bruno Picchi, graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro e mestre pela mesma instituição.

Enem 2012 – Questão 21
A moderna “conquista da Amazônia” inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia.
OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (adaptado).
O primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de
a) núcleos urbanos em áreas litorâneas.
b) centros agrícolas modernos no interior.
c) vias férreas entre espaços de mineração.
d) faixas de povoamento ao longo das estradas.
e) povoados interligados próximos a grandes rios

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
QUESTÃO 21
Alternativa E
O fluxo migratório em questão, de ocupação linear articulada com movimentação Leste-Oeste, apresenta elementos históricos e fatores físico-geográficos de importante relevância para o entendimento da dinâmica deste deslocamento populacional.
O primeiro eixo geográfico de ocupação de terras amazônicas, elemento central da questão, remete ao Ciclo da Borracha, ocorrido no século XIX. Em busca de melhores condições de vida, agravado principalmente por períodos de estiagem, migrantes oriundos da região Nordeste seguiram rumo à região Norte, suprindo a necessidade de mão de obra nos seringais. A formação dos povoados interligados próximos a grandes rios, constituindo comunidades ribeirinhas, está relacionada a este ciclo econômico. Tal ciclo teve o seu término na década de 1920, em razão da concorrência do preço do látex extraído na Ásia, assim como pela falta de investimento e estímulo por parte do governo.
O segundo fluxo migratório, sentido Norte-Sul, está relacionado com o processo de industrialização da região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, especialmente a partir da segunda metade do século XX.

sábado, 16 de março de 2013

UFSJ adota Enem e SiSU para 100% de suas vagas


A UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), localizada no estado de Minas Gerais, aderiu integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ambiente virtual do Ministério da Educação que classifica estudantes para universidades públicas através das notas do Enem.
Na decisão, que foi tomada pelo Consu (Conselho Universitário) em reunião na última segunda-feira (11), a adesão da UFSJ ao sistema do MEC foi aprovada por unanimidade.
Conforme informado no site da instituição, a mudança já valerá para a próxima entrada de alunos, que ocorre no segundo semestre de 2013, através do SiSU 2013/2, o qual utilizará as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2012.
Vale ressaltar que a UFSJ já vinha integrando progressivamente o Enem/SiSU ao seu processo seletivo. Desde 2010 a instituição já preenchia 10% de suas vagas através do sistema. Além disso, em 2012 o Vestibular UFSJ substituiu sua primeira fase pelas notas do Enem, tornando obrigatória a participação no exame.
Desta maneira, o vestibular tradicional foi extinto e não será mais realizado. O Programa de Acesso Seriado (PAS) também será eliminado, porém de forma gradativa, respeitando o término das edições que ainda estão em vigor.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Portal da campanha “Quem são os Proprietários do Brasil?”

http://catarse.me/pt/portalproprietariosdobrasil#about

Ranking Proprietários do Brasil

http://www.proprietariosdobrasil.org.br/index.php/pt-br/ranking?f=mostra_rede&id_empresa=108&incorporado=1&aba=grafico

Telegramas revelam interesse dos EUA no pré-sal


Telegramas confidenciais do Consulado dos EUA  no Rio de Janeiro, vazados pelo Wikileaks, revelam como os Estados Unidos acompanharam as tentativas de barrar o Marco do Pré-sal em 2009. As mensagens documentam o lobby de associações de petrolíferas e empresas americanas contra a legislação que definiu o sistema de partilha e deu à Petrobras preferência na exploração dos poços.
A princial fonte dos telegramas, Patrícia Pradal, lobista da Chevron, fala da estratégia parabarrar a aprovação do marco do pré-sal no senado. Segundo os documentos, a “indústria” estaria “resignada” com a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados, e procuraria se concentrar no Senado.
Pradal teria dito ao consulado que o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) procuraria “alistar novos parceiros para concentrar esforços”, como a OGX, a Fiesp, a CNI e várois Câmaras de Comércio, para conseguir emendas no Marco do Pré-sal que diminuíssem a participação da Petrobras e os termos da Petrosal.
Os telegramas também mostram a precupação econômica dos EUA sobre a legislação: “A Petrobras teria mais controle sobre a compra de equipamentos, pessoal, e seleção de tecnologia, o o que, portanto, poderia afetar negativamente o suprimento de serviços e equipamentos americanos ao Brasil.”
Envolvimento partidário
Outro destaque dos telegramas é um trecho que revela que a Chevron esteve em contato com o PSDB e com José Serra (PSDB-SP), na época pré-candidato à presidência da república. Mas os lobistas teriam reclamado que o partido não mostrara interesse no debate do Marco.
Segundo as mensagens, Serra se opunha à nova legislação mas não com “um senso de urgência” no assunto: “Deixe [o PT] fazer o que quiser. Não vão haver leilões, e então nós vamos mostrar para todo mundo que o modelo antigo funcionava… E vamos mudar de volta”, teria sido a declaração de Serra para representantes da indústria petrolífera.
As dificuldades em barrar a nova legislação levaram Pradal a dizer algumas palavras de admiração à estratégia do governo: “Eles são os profissionais, nós somos os amadores.” Referia-se ao ex-secretário de Relações Exteriores Marco Aurélio Garcia e o assessor de imprensa Franklin Martins como “os principais orquestradores da estratégia do governo”. Os telegramas também destacam que o partido teria recebido direções suas para não se opor totalmente ao projeto.
Enquanto isso, as embaixadas americanas mostram preocupação com o fato de o debate ser “altamente nacionalista”. Apesar de representantes da indústria reclamarem que as decisões dos parlamentares se pautam “na política ao invés da lógica”, o Consulado do  Rio, em comentário, adverte que as empresas “vão precisar agir com cautela”, para não “galvanizar o sentimento nacionalista em torno do tema e atrapalhar sua causa”.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelas multinacionais, representantes da Chevron e da Exxon Mobile teriam afirmado que iriam continuar no Brasil mesmo com uma legislação que prejudicasse seus interesses. “O mercado brasileiro continua atrativo”, teria dito Carla Lacerda, presidente da Exxon, acrescentando: “As regras podem sempre mudar no futuro”.
Retirado do site: http://www.observatoriodopresal.com.br/?p=3991

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Liberada a correção da redação do Enem 2012


Conforme previa o Edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) referente ao ano de 2012, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) liberou nesta quarta-feira (06), o acesso ao espelho da correção da redação para todos os candidatos que prestaram o exame no ano passado.
Para visualizar a correção de sua redação o candidato deverá seguir o passo a passo abaixo.
1- Acessar a página do Inep (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/);
2- Entrar no sistema preenchendo os campos em branco com número de CPF ou inscrição, além da senha cadastrada no Enem 2012;
3- Caso tenha esquecido sua senha, o estudante pode recuperá-la clicando no link “Recuperar senha”.
Importante esclarecer que tais correções terão apenas finalidade pedagógica, isto é, não serão passíveis de recurso ou ação judicial.
Apesar desta nova ferramenta disponibilizada pelo Inep, além de todas as alterações promovidas nos critérios de correção das redações, o tema ainda gera muita polêmica e insatisfação por parte dos estudantes.
No início do ano, especialmente antes da abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que preenche vagas em universidades públicas através das notas do Enem, candidatos de vários estados recorreram à Justiça para conseguir acesso à correção.
Apesar do esforço dos alunos, os tribunais regionais federais das diferentes regiões suspenderam as liminares que determinavam a vista antecipada dos espelhos de correção, fazendo valer o termo de ajustamento de conduta (TAC), acordo firmado entre o Ministério da Educação e o Ministério Público Federal.
Nossa equipe vem realizando testes desde o inicio do dia para observar o espelho da correção de nossas redações. Nas primeiras tentativas, após entrar com os dados, aparecia a seguinte mensagem: “Erro inesperado, por favor tente novamente mais tarde.”
Neste momento (aproximadamente 13h e 45 min) a situação já parece estar normalizada.