quinta-feira, 30 de maio de 2013

A 2ª Competência Avaliada na Redação do ENEM

Olá, pessoal!
Hoje é feriado nacional, mas para quem vai prestar o ENEM é dia útil e lá vamos nós com mais uma publicação sobre a redação. Claro que vocês devem descansar, já que o estresse, a pressão psicológica e o desgaste físico acabam com qualquer um e é fundamental estar com corpo e mente sãos para se sair bem; não deixem também de se divertir, de fazer coisas que gostam, de estar na companhia dos amigos e dos familiares, pois tudo isso ajuda, e muito, na preparação!
Antes de começar o texto propriamente dito, gostaria de pedir licença para agradecer a todos os leitores do infoEnem pelo carinho para comigo: ao ler os comentários enviados, tenho mais certeza de minha escolha profissional e de que vale muito a pena participar deste projeto. Esperamos, não só eu, mas toda equipe infoEnem, que nossas publicações continuem a  orientar e a ajudar o máximo de pessoas possível.
E foi um desses comentários que nos inspirou para o texto de hoje, no qual abordaremos a 2ª competência avaliada na redação do ENEM (clique aqui para ver todas as outras): “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo” (BRASIL-DF, 2012, p. 14). Esta competência pode ser dividida em três partes para ser melhor entendida, basta pontuarmos as vírgulas: compreender a proposta de redação, aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento e desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Compreender a proposta de redação: o candidato deve mostrar, através de seu texto, que compreendeu totalmente a proposta de redação, que entendeu o tema e que, consequentemente, domina os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, isto é, que sabe redigir uma dissertação-argumentativa, como já abordamos nas primeiras publicações sobre a redação do ENEM. O candidato que escrever outro tipo textual ou gênero não atenderá à parte desta competência. Para atender totalmente a este critério, a banca elaboradora do ENEM no Guia do Participante – A Redação no ENEM 2012 orienta que os candidatos leiam com atenção a proposta e os textos motivadores, o que é o mínimo esperado. Assim, observa-se a importância crucial de uma leitura atenta e proficiente.
Aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento: pontuando este aspecto, a banca examinadora e elaboradora do ENEM quer dizer que busca textos que mostrem que os seus autores sabem estabelecer relações entre o tema proposto e outras áreas do conhecimento correlacionadas, que consigam expandir seus horizontes e não apenas ficar no senso e no lugar comum. Podemos dar como exemplo o tema da redação do ENEM 2012: Os movimentos imigratórios no Brasil no século XXI. Várias áreas do conhecimento poderiam ser relacionadas ao tema, como a política imigratória, a questão das fronteiras brasileiras, as imigrações anteriores (história do Brasil), economia (porque há imigrantes e o que os atraem para o Brasil), sistema econômico etc.
O importante é mostrar o quanto se está atualizado e inteirado sobre o tema e os textos motivadores servem para inspirar os candidatos e, sobre eles, oGuia do Participante ressalta que deve-se evitar ficar preso ao que eles trazem porque sua função é “despertar uma reflexão sobre o tema” (BRASIL-DF, 2012, p.15) e não para limitar a criatividade do candidato e, assim, estimular o estabelecimento de relações. E, por isso mesmo, a redação não deve conter cópias de trechos dos textos motivadores e, se houve, para efeito da correção, as linhas com cópias não serão consideradas.
Um dos comentários a nós enviado perguntava-nos como adquirir informações confiáveis na internet para se preparar para a redação do ENEM, já que há uma imensa quantidade de conteúdos que nem sempre são corretos. Pensamos que o leitor que nos enviou esta mensagem estava preocupado com esta 2ª competência no que se refere à aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento e, realmente, para atender a este aspecto deste critério, é fundamental possuir um conhecimento de mundo prévio e a internet pode ajudar sim, mas como ela possui uma imensidão de conteúdos, o ideal é buscarsites relevantes, como por exemplo, de jornais e revistas atuantes e de grande circulação nacional, páginas que trazem artigos científicos e acadêmicos (revistas acadêmicas e sites de universidades) e conteúdos de autoria confiável, de autores conhecidos.
Mas aí entra um ponto que é essencial: senso crítico. Ao ler uma notícia ou uma reportagem sobre qualquer assunto, devemos ter senso crítico para concordar, discordar, refutar e interpretar o que está escrito, já que quem escreve sempre tem intenções e uma ideologia. Devemos selecionar, de acordo com a nossa opinião, nossas fontes de informação. Por isso há assinantes de determinadas revistas e de determinados jornais, já que cada um possui seu viés ideológico e por haver mais de um modo de se abordar algo.
Os livros também possuem um papel fundamental na nossa formação: desde os livros didáticos que usamos na escola, passando pela Literatura nacional e estrangeira, eles têm uma enorme importância e todo livro nos passa uma lição, algo de bom que podemos e devemos levar para a vida e usar em situações como uma prova de redação do ENEM.
Tudo isso para nos tornarmos aquela pessoa bacana de conversar, que sabe um pouquinho de tudo, que sempre tem uma opinião a dizer. O Guia do Participante afirma que o ideal é que as redações não devem trazer “reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto” (idem), isto é, deve-se evitar o senso e os lugares comuns, como por exemplo, colocar a culpa de todos os males da humanidade no capitalismo, na grande mídia, no consumismo e na publicidade. Obviamente eles têm sua parcela de culpa, mas devemos ponderar, já que a grata propaganda não lhe puxa pelo braço e o leva para o shopping e aí entra, novamente, o senso crítico.
Na próxima semana, continuaremos abordando esta competência explicando os cinco níveis possíveis de desempenho utilizados para avaliá-la.
Bom feriado a todos!
A Redação no ENEM 2012 – Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/.

*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação na 1ª fase e de Língua Portuguesa na 2ª fase do vestibular 2013 da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

7 passos para tornar seus filhos bem-sucedidos financeiramente



InfoMoney – 2 horas 53 minutos atrás

 O sonho de todos os pais é de que seus filhos não precisem passar por dificuldades financeiras quando forem adultos, e consigam ter a melhor vida profissional e financeira possível. Assim, a Forbes  preparou uma lista para ajudar tal sonho a se tornar realidade, dando dicas do que os pais podem fazer para tornar os filhos bem-sucedidos financeiramente. Confira:


1- Faça um plano de aposentadoria: você pode garantir desde cedo a aposentadoria do seu filho com um plano de previdência privada, ou então pagar o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de forma facultativa, permitido a partir dos 16 anos do adolescente.

2- Universidades particulares: quando o assunto é carreira, e a escolha da faculdade, é preciso pensar bem. Normalmente, os melhores currículos são os que recebem melhores salários, porém, os gastos envolvidos neste quesito costumam ser altos, quando não se trata de uma universidade pública. Nesse casso, uma opção é começar em uma universidade mais barata e depois transferir para uma de maior prestígio.

3- Comece desde cedo: ensine para seu filho como cuidar das finanças, orçamento e limites de gastos enquanto eles ainda são crianças. Pois, assim eles aprendem a cuidar do próprio dinheiro sem precisar de ajuda dos pais.

4- Evite cartões de crédito: mostre para o seu filho que o cartão de crédito pode ser um inimigo das finanças pessoais, principalmente se acabar caindo no crédito rotativo. Procure sempre pagar as compras no débito para incentivar as crianças com a ideia.

5- Poupança para a faculdade: abra uma poupança, ou até mesmo outro tipo de investimento, para garantir que você vá conseguir pagar o estudo superior das crianças, sem comprometer seu próprio orçamento e como forma de segurança para caso algo aconteça, como uma demissão, por exemplo.

6- Dentro da folha de pagamento: se você possui um negócio, os seus filhos adolescentes podem ser seus funcionários, o que será positivo para eles aprenderem o valor do trabalho e receberem o próprio dinheiro. Dependendo da quantia de salário recebido, ele não precisa declarar imposto de renda, o que vira um ponto a favor na hora de economizar para comprar alguma coisa.

7- Investimentos: assim como a poupança para a faculdade, você pode realizar investimentos visando o futuro de seus filhos, seja para comprar um carro ou para ajudar a financiar um imóvel. Pesquise e veja qual investimento é melhor para manter a longo prazo, observando o que vai render mais. 

Inscrições para o Enem 2013 abrem nesta segunda-feira



O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35 que deve ser paga até o dia 29 de maio. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda.

O participante que precisa de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno.

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.

Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha. É com essas informações que o candidato poderá acompanhar o processo de inscrição e, além disso, consultar e imprimir o cartão de confirmação. Caso esqueça ou perca a senha, o candidato poderá recuperá-la também através do site oficial do Enem. Alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas até o fim do período de inscrição.

Só depois que o aluno fizer o pagamento a inscrição será confirmada. No caso de isenção, isso ocorrerá após comprovados os dados fornecidos. Depois dessa etapa, o participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.

O exame tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.

Segundo o Ministério da Educação, o Enem 2013 será mais rigoroso que a edição de 2012. Ao anunciar as mudanças no edital, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um pedido: "Apelo para aqueles que se inscreverem para que realmente façam o Enem. Os custos levam em conta os inscritos e temos tido uma diferença importante". No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. Desses, 4,3 milhões fizeram a prova.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Como Estudar Redação (InfoEnem)


Primeiramente, atenção nos limites! A redação, obrigatoriamente um texto dissertativo-argumentativo, deve ter no mínimo sete linhas e no máximo trinta.
Agora, vamos dar uma olhada nas competências que são avaliadas:



I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essas são as competências que serão avaliadas dos candidatos. Portanto, é bom tê-las em mente quando estiver elaborando seu texto.
Referente à quinta competência, um dos aspectos importantes a ser destacado é quanto à proposta de solução do problema abordado. Tal intervenção, além de não revelar uma posição ideológica comprometedora, deve ser factível, realizável. Ou seja, prender todos os criminosos NÃO é uma solução para acabar com a violência urbana!

Segue outras dicas que você deve se lembrar na hora da redação:
1 – Cuidado com palavrões, chavões e piadas.
2 – Capriche na caligrafia. Afinal, vale de tudo para tentar agradar os corretores.
3 – Atenção na ortografia e na gramática, pois você pode perder pontos valiosos com esses deslizes.
4 – Embora seu texto tenha os limites de 7 e 30 linhas, tente fazer em torno de 20. Com muito menos fica impossível defender suas ideias e com muito mais seu texto pode ficar cansativo e obrigar o corretor a lê-lo rapidamente, o que claramente não é interessante.
 
E para estudar (treinar)? Como proceder?
Primeiramente, escreva muito! Afinal, não se deixe enganar com a frase “quem lê bastante, escreve bem”. Isso não é necessariamente verdade. Quem lê muito, lê bem. Para escrever bem, tem que escrever muito. Uma redação por semana é o mínimo!
Outra dica interessante é acompanhar nossos artigos semanais escritos pela professora CAMILA DALLA POZZA PEREIRA. Todas as quintas ela fornece informações valiosas sobre como melhorar seu desempenho na produção de textos.
Estamos certos que, seguindo nossas sugestões, sua confiança na hora de produzir sua redação irá aumentar significativamente.
E Antes de indicar alguns espaços com mais dicas sobre produção de texto, aproveitamos para darmos como finalizada nossa série de publicações que destacou características e dicas de cada matéria dentro do Enem, agradecendo a todos os elogios recebidos.
Abaixo, uma lista de sites e blogs sobre redação que vale a pena você conhecer.

domingo, 28 de abril de 2013

Vagas para a Universidade Federal de Goiás

Neste fim de semana a Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe inscrições para a ocupação das vagas remanescentes do Vestibular 2013. Os interessados devem fazer inscrição exclusivamente pela internet (http://www.vestibular.ufg.br/2013/ps_vagas_remanescente/) até este domingo, 28 de abril.
O desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 será utilizado como critério para seleção dos novos estudantes.
Ao todo serão preenchidas 999 vagas, sendo 352 para os cursos ministrados em Goiânia, 381 para Catalão, 264 para Jataí e 2 para os cursos ministrados na Cidade de Goiás.
Vale lembrar que, dentre as vagas oferecidas, 20% são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública.
Clique aqui para ver a relação de cursos e vagas disponíveis
O resultado com os aprovados nesta seleção para vagas remanescentes será disponibilizado na próxima terça-feira, 30 de abril, com registro acadêmico na sexta-feira, 3 de maio. A segunda chamada será no dia 6 de maio, com matrículas no dia 8 seguinte.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Como estudar História para o Enem 2013


Nesta quarta-feira, dia 13, damos continuidade a nossa série de artigos que tráz dicas e características de cada matéria dentro do Exame Nacional do Ensino Médio.
E o destaque de hoje vai para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Vamos falar da  disciplina de História.
Inicialmente vale ressaltar algumas características da forma que tal disciplina se apresenta no Enem:
- Textos longos e bastante rebuscados;


- Muitos relacionam temas atuais com acontecimentos antigos, relativos ao mesmo assunto;
- Questões que exigem boa interpretação e leitura;
- Além de tudo, disfarçadamente, o exame exige dos candidatos amplo conhecimento do conteúdo do Ensino Médio.

Com tantas características simultâneas, é claro que os candidatos necessitam de várias estratégias para se prepararem, de fato, para a prova. Segue nossas dicas:
1- Muita Leitura!
Quem não tem o hábito de ler textos mais complexos e carregados, certamente não conseguirá manter o foco durante o exame.
2- Quando notar que o texto de determinada questão é extenso, leia primeiro a pergunta.
Esse procedimento ajudará o candidato para que não necessite ler novamente toda a questão, pois, como sabe o que será perguntado, ao ler o texto, a resposta acaba “saltando” aos olhos.
3- Quando aparecerem textos antigos, leia atentamente a data de publicação do mesmo.
Esse procedimento pode “salvar” várias questões, pois possibilita o candidato relacionar a data com o contexto histórico.
4-Estudar!
Não tem escapatória. Conteúdo é conteúdo.

Referente à última dica (Estudar!), vale destacar os assuntos que mais foram alvos nas questões de história do Enem desde de 1998;
1º — Brasil República
2º — Era Vargas
3º — Segunda Guerra Mundial e Brasil Colônia
4º — Militarismo no Brasil,  Escravidão e  Idade Média
5º — Guerra Fria, Revolução Industrial e Liberalismo

Questão exemplo (Geografia) da Apostila Enem 2013


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 ainda não têm data definida, porém, como muitos já devem saber, o exame provavelmente será aplicado em outubro ou novembro.
Portanto, temos pelo menos seis meses até a chegada do Enem 2013. Parece muito tempo, mas para aqueles que REALMENTE querem conseguir uma boa nota, a temporada de estudos já começou.
Quem acompanha o infoEnem sabe que semanalmente publicamos artigos com dicas valiosas que auxiliam na preparação para as disciplinas evolvidas nas áreas do exame, inclusive a redação.
A dica de hoje é para que você conheça nossas Apostilas preparatórias para o Enem 2013. Lançado a um mês atrás, nosso material tem como proposta especializar o estudante no modelo de prova trazido pelo Enem.
Para isso nossa equipe de professores, altamente gabaritados, resolveu e comentou as últimas 4 edições do exame (2009 a 2012). Ao todo oferecemos 735 questões! Resolver todas elas e posteriormente estudar as resoluções/comentários presentes em nossas apostilas é, sem sombra de dúvida, uma das melhores estratégias de preparação para o exame.
Sem mais delongas, trazemos hoje um exemplo de questão de Geografia presente em nossas apostilas. Esta, assim como todas as outras questões da disciplina, foram resolvidas por nosso ilustre professor Bruno Picchi, graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro e mestre pela mesma instituição.

Enem 2012 – Questão 21
A moderna “conquista da Amazônia” inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia.
OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (adaptado).
O primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de
a) núcleos urbanos em áreas litorâneas.
b) centros agrícolas modernos no interior.
c) vias férreas entre espaços de mineração.
d) faixas de povoamento ao longo das estradas.
e) povoados interligados próximos a grandes rios

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
QUESTÃO 21
Alternativa E
O fluxo migratório em questão, de ocupação linear articulada com movimentação Leste-Oeste, apresenta elementos históricos e fatores físico-geográficos de importante relevância para o entendimento da dinâmica deste deslocamento populacional.
O primeiro eixo geográfico de ocupação de terras amazônicas, elemento central da questão, remete ao Ciclo da Borracha, ocorrido no século XIX. Em busca de melhores condições de vida, agravado principalmente por períodos de estiagem, migrantes oriundos da região Nordeste seguiram rumo à região Norte, suprindo a necessidade de mão de obra nos seringais. A formação dos povoados interligados próximos a grandes rios, constituindo comunidades ribeirinhas, está relacionada a este ciclo econômico. Tal ciclo teve o seu término na década de 1920, em razão da concorrência do preço do látex extraído na Ásia, assim como pela falta de investimento e estímulo por parte do governo.
O segundo fluxo migratório, sentido Norte-Sul, está relacionado com o processo de industrialização da região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, especialmente a partir da segunda metade do século XX.

sábado, 16 de março de 2013

UFSJ adota Enem e SiSU para 100% de suas vagas


A UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), localizada no estado de Minas Gerais, aderiu integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ambiente virtual do Ministério da Educação que classifica estudantes para universidades públicas através das notas do Enem.
Na decisão, que foi tomada pelo Consu (Conselho Universitário) em reunião na última segunda-feira (11), a adesão da UFSJ ao sistema do MEC foi aprovada por unanimidade.
Conforme informado no site da instituição, a mudança já valerá para a próxima entrada de alunos, que ocorre no segundo semestre de 2013, através do SiSU 2013/2, o qual utilizará as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2012.
Vale ressaltar que a UFSJ já vinha integrando progressivamente o Enem/SiSU ao seu processo seletivo. Desde 2010 a instituição já preenchia 10% de suas vagas através do sistema. Além disso, em 2012 o Vestibular UFSJ substituiu sua primeira fase pelas notas do Enem, tornando obrigatória a participação no exame.
Desta maneira, o vestibular tradicional foi extinto e não será mais realizado. O Programa de Acesso Seriado (PAS) também será eliminado, porém de forma gradativa, respeitando o término das edições que ainda estão em vigor.